sexta-feira, 11 de novembro de 2011

15 Questões:

15 QUESTÕES:
Após leitura dos textos abaixo subscritos considerei como pontos que geram polêmicas na educação escolar inclusiva para as pessoas com surdez os seguintes : 

TEXTO 1- EDUCAÇÃO ESCOLAR INCLUSIVA PARA PESSOAS COM SURDEZ NA ESCOLA COMUM – QUESTÕES POLÊMICAS E AVANÇOS CONTEMPORÂNEOS
 

- “A integração escolar com cunho adaptativo continua desrespeitando as especificidades dos alunos com surdez;
 
- ..É preciso reconhecer a necessidade de uma reestruturação curricular ampla ;
 
- A dificuldade de escolarização dos alunos com surdez esta nas praticas pedagógicas ou na língua;
 
- Muitos professores e familiares de alunos com surdez acreditam que eles não são capazes de realizar seus estudos acadêmicos em escolas comuns;
 
- Somente a adoção da Língua de Sinais não é suficiente para escolarizar o aluno com surdez na escola comum. “
 





TEXTO 2- EDUCAÇÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM SURDEZ- ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM CONSTRUÇÃO
 

- “Enquanto as discussões ficam centradas na aceitação de uma língua ou de outra, as pessoas com surdez não tem seu potencial individual ou coletivo desenvolvido; 
- Sob o que se constitui como paradigma inclusivo, não se legitima os estudos e trabalho que tem definido os marcadores identitários dos surdos;
 
- A organização do conteúdo curricular do AEE para pessoas com surdez não deve estar pautado numa visão linear,hierarquizada e fragmentada;
 
- A pratica pedagógica do AEE para pessoas com surdez está alicerçada nas representações sociais e nos legados culturais da humanidade;
 
- Muitas vezes dá-se lugar ao bimodalismo , não levando em conta abordagem bilíngüe.”
 


TEXTO 3- TENDÊNCIAS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM SURDEZ
 

_ “ As tendências educacionais se fundamentam em três concepções educacionais:oralista, comunicação total e bilingüismo; 
_ Há falta de professores bilíngües, os currículos são inadequados e os ambientes diglotas, quase inexistentes;
 
_ A concepção oralista com o apoio da gestualista para o ensino da Lingua Portuguesa nas escolas especiais para pessoas com surdez tem se apresentado como sendo a abordagem por meio do bilingüismo;
 
_ Há escolas que impoe condições para a inserção de alunos com surdez concebendo aos mesmos padrões dos ouvintes e desconsideram a necessidade das mudanças estruturais e pedagógicas para romper as barreiras;
 
_ A educação das pessoas com surdez no Brasil tem conseguido poucos resultados satisfatórios nas escolas comuns. “
 

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