15 QUESTÕES:
Após leitura dos textos abaixo subscritos considerei como pontos que geram polêmicas na educação escolar inclusiva para as pessoas com surdez os seguintes : TEXTO 1- EDUCAÇÃO ESCOLAR INCLUSIVA PARA PESSOAS COM SURDEZ NA ESCOLA COMUM – QUESTÕES POLÊMICAS E AVANÇOS CONTEMPORÂNEOS - “A integração escolar com cunho adaptativo continua desrespeitando as especificidades dos alunos com surdez; - ..É preciso reconhecer a necessidade de uma reestruturação curricular ampla ; - A dificuldade de escolarização dos alunos com surdez esta nas praticas pedagógicas ou na língua; - Muitos professores e familiares de alunos com surdez acreditam que eles não são capazes de realizar seus estudos acadêmicos em escolas comuns; - Somente a adoção da Língua de Sinais não é suficiente para escolarizar o aluno com surdez na escola comum. “ TEXTO 2- EDUCAÇÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM SURDEZ- ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM CONSTRUÇÃO - “Enquanto as discussões ficam centradas na aceitação de uma língua ou de outra, as pessoas com surdez não tem seu potencial individual ou coletivo desenvolvido; - Sob o que se constitui como paradigma inclusivo, não se legitima os estudos e trabalho que tem definido os marcadores identitários dos surdos; - A organização do conteúdo curricular do AEE para pessoas com surdez não deve estar pautado numa visão linear,hierarquizada e fragmentada; - A pratica pedagógica do AEE para pessoas com surdez está alicerçada nas representações sociais e nos legados culturais da humanidade; - Muitas vezes dá-se lugar ao bimodalismo , não levando em conta abordagem bilíngüe.” TEXTO 3- TENDÊNCIAS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM SURDEZ _ “ As tendências educacionais se fundamentam em três concepções educacionais:oralista, comunicação total e bilingüismo; _ Há falta de professores bilíngües, os currículos são inadequados e os ambientes diglotas, quase inexistentes; _ A concepção oralista com o apoio da gestualista para o ensino da Lingua Portuguesa nas escolas especiais para pessoas com surdez tem se apresentado como sendo a abordagem por meio do bilingüismo; _ Há escolas que impoe condições para a inserção de alunos com surdez concebendo aos mesmos padrões dos ouvintes e desconsideram a necessidade das mudanças estruturais e pedagógicas para romper as barreiras; _ A educação das pessoas com surdez no Brasil tem conseguido poucos resultados satisfatórios nas escolas comuns. “ |
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